Movimentação TEUs

Botãocafe.png
Botão_acucar.png
Botão_milho2.png

Definição TEUs

TEU significa Twenty-foot Equivalent Unit e tem como objetivo indicar o tamanho do contêiner nas transações comerciais. Para isso, existem dois tipos:

1 TEU: Que equivale a um contêiner de 20 pés.

2 TEUs: Equivalente a um contêiner de 40 pés. 

No caso dos indicadores aqui propostos, o CIM identificou duas medidas adotadas por vários agentes envolvidos nas cadeias produtivas. Por exemplo, a comercialização do café entre produtores e exportadores é feita em SACAS.

Já, quando a commodity entra no porto por contêineres, é tratada por TONELADA. Nesse sentido, buscamos um indicador que possa unificar as duas medidas, do início ao fim da cadeia, onde o objetivo é converter a medida de vários produtos em quantidades de Twenty-foot Equivalent Unit (TEU), facilitando o fluxo de negócio entre os setores produtivo e portuário.

Tipos de Contêineres 

High Cube: Mais altos que o contêiner padrão e podem transportar papel, cigarros, brinquedos, cargas a granel e outros

Reefers: São os refrigerados e podem variar sua temperatura de -25°C a 25°C dependendo das especificações da carga transportada

Open Top: Contêiner dry que não possui teto e têm travessas de sustentação e uma lona, usado geralmente para carregar máquinas, mármore e vidro.

Flat-Rack: Sem teto e sem laterais, possui apenas as cabeceiras que podem ser fixas ou móveis sendo utilizado para guardar produtos que ultrapassem a altura e largura do contêiner convencional. 

Plataforma: Sem teto e sem laterais, muito usado para transportar cargas muito grandes que não cabem em um convencional.