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Índice de Relação de Consumo

A Strong Business School realizou, em março de 2019, uma parceria com o PROCON/Santos para a abertura de um Posto Avançado de Atendimento. Este Posto tem a finalidade de atender a população santista, oferecendo o serviço de análise de conflitos em relações de consumo na área financeira.

Desta parceria, surgiram os Índices de Relação de Consumo, que consistem em indicadores que buscam monitorar e analisar mensalmente as reclamações registradas pelo PROCON/Santos em todas as suas unidades.

Através do cadastro das informações dos consumidores e de suas respectivas demandas no SINDEC – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, podemos analisar diversos aspectos das reclamações realizadas. São elas:

1. Área de consumo mais reclamada: conseguimos verificar qual o setor econômico que vem sofrendo mais reclamações dos consumidores. As áreas de consumo são divididas da seguinte maneira:

  • Serviços essenciais (empresas de telecomunicações, energia elétrica, água e esgoto, etc.);

  • Serviços privados (agências de viagens, academias, serviços de marcenaria, vidraçaria, entre outros);

  • Assuntos financeiros (bancos e instituições financeiras em geral);

  • Produtos (revendedoras de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, etc.);

  • Saúde (operadoras de planos de saúde, hospitais, etc.);

  • Habitação (construtoras, incorporadoras e condomínios); e

  • Alimentos (restaurantes, lanchonetes, supermercados, entre outros estabelecimentos).

 

2. Assunto mais reclamado: conseguimos identificar também qual atividade tem gerado mais reclamações por parte dos consumidores. São exemplos de assuntos:

  • Telefonia celular;

  • Internet;

  • Cartão de crédito;

  • Financiamentos;

  • Seguros.

 

3. Problema mais reclamado: através deste indicador, identificamos quais são os principais problemas relatados pelos consumidores, ou seja, o que de fato causou a sua insatisfação. Pode ser:

  • Cobrança indevida;

  • Não cumprimento do contrato;

  • Não entrega/ demora na entrega do produto;

  • Serviço não fornecido;

  • Venda enganosa.

 

Ainda monitoramos o número total de atendimentos mensais e enviamos boletins informativos para o PROCON/Santos que retratam as análises realizadas pelo CIM. Aqui você poderá ficar por dentro das principais queixas relatadas pelos consumidores nas relações de consumo ocorridas em Santos.

Clique no cifrão ao lado e saiba mais. 

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