Índice de Relação de Consumo

A Strong Business School realizou, em março de 2019, uma parceria com o PROCON/Santos para a abertura de um Posto Avançado de Atendimento. Este Posto tem a finalidade de atender a população santista, oferecendo o serviço de análise de conflitos em relações de consumo na área financeira.

Desta parceria, surgiram os Índices de Relação de Consumo, que consistem em indicadores que buscam monitorar e analisar mensalmente as reclamações registradas pelo PROCON/Santos em todas as suas unidades.

Através do cadastro das informações dos consumidores e de suas respectivas demandas no SINDEC – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, podemos analisar diversos aspectos das reclamações realizadas. São elas:

1. Área de consumo mais reclamada: conseguimos verificar qual o setor econômico que vem sofrendo mais reclamações dos consumidores. As áreas de consumo são divididas da seguinte maneira:

  • Serviços essenciais (empresas de telecomunicações, energia elétrica, água e esgoto, etc.);

  • Serviços privados (agências de viagens, academias, serviços de marcenaria, vidraçaria, entre outros);

  • Assuntos financeiros (bancos e instituições financeiras em geral);

  • Produtos (revendedoras de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, etc.);

  • Saúde (operadoras de planos de saúde, hospitais, etc.);

  • Habitação (construtoras, incorporadoras e condomínios); e

  • Alimentos (restaurantes, lanchonetes, supermercados, entre outros estabelecimentos).

 

2. Assunto mais reclamado: conseguimos identificar também qual atividade tem gerado mais reclamações por parte dos consumidores. São exemplos de assuntos:

  • Telefonia celular;

  • Internet;

  • Cartão de crédito;

  • Financiamentos;

  • Seguros.

 

3. Problema mais reclamado: através deste indicador, identificamos quais são os principais problemas relatados pelos consumidores, ou seja, o que de fato causou a sua insatisfação. Pode ser:

  • Cobrança indevida;

  • Não cumprimento do contrato;

  • Não entrega/ demora na entrega do produto;

  • Serviço não fornecido;

  • Venda enganosa.

 

Ainda monitoramos o número total de atendimentos mensais e enviamos boletins informativos para o PROCON/Santos que retratam as análises realizadas pelo CIM. Aqui você poderá ficar por dentro das principais queixas relatadas pelos consumidores nas relações de consumo ocorridas em Santos.

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