top of page

Índice de Performance em Gestão

O Índice de Performance em Gestão – IPG tem como principal objetivo, verificar, de forma simples e rápida, possíveis pontos de melhoria nas organizações. Por meio de um questionário, busca-se informações sobre as principais áreas funcionais, como, a área financeira, de recursos humanos, por exemplo, além de verificar sobre o uso de algumas ferramentas de gestão. A partir dessa avaliação, é disponibilizada uma nota geral, e por área funcional, onde o gestor poderá comparar a eficiência da sua gestão com a média geral de outras empresas da sua região. A ideia, enfim, é auxiliar o gestor em decisões mais assertivas para eventuais melhorias organizacionais. 

Além de avaliar o microambiente da organização, no mesmo formulário, avalia-se também a capacidade do gestor em lidar com ambientes adversos, medindo o seu nível de resiliência.

Por fim, as perguntas do questionário foram confeccionadas de forma a permitir o levantamento do nível de confiança dos gestores sobre a economia das regiões onde atuam, isto é, do ABC e da Baixada Santista. Essa informação permite prever a confiança de gestores sobre a evolução futura dos níveis da atividade econômica regional. 

Clique aqui e saiba mais!

 

Metodologia

O Índice de Performance em Gestão (IPG) é calculado a partir de uma escala Lekert, variando de 1 (máxima discordância) a 5 (máxima concordância), formando uma média entre os três indicadores que compõe o questionário, conforme apresentados a seguir:

 

  • Índice de Resiliência Empresarial: indica a capacidade do gestor – e, consequentemente, da empresa de modo geral – de lidar com situações adversas e de se recuperar de impactos negativos;

  • Índice de Eficiência das Ferramentas do Empreendedor: indica o quão bem o gestor utiliza as técnicas e tecnologias disponíveis para a otimização de seu empreendimento; 

  • Índice de Percepção do Microambiente: indica a visão do gestor sobre a sua empresa a partir de um cálculo acerca dos resultados de oito temas a seguir: Recursos Humanos, Marketing, Operacional, Financeiro, Planejamento Estratégico, Liderança e Inovação. 

Clique na imagem ao lado e verifique agora mesmo a eficiência da sua gestão! Ou aqui

bottom of page