Consultoria Especializada em Análises de Dados 

Laboratório de Design Thinking

Sobre o Projeto

 

O Centro de Apoio Didático (CAD), em parceria com o Centro de Inteligência de Mercado (CIM), são os órgãos da STRONG/ESAGS responsáveis pelo Laboratório de Design Thinking (LDT), um programa extra-curricular cujo objetivo é reunir alunos e professores, de diferentes cursos, ciclos e áreas de atuação, para debater e trocar experiências sobre os projetos de pesquisa e extensão realizados pela instituição, promovendo assim um ambiente propício para a geração de novas ideias, e contribuindo para aproximar as comunidades docente e discente no processo de construção do conhecimento.

 

Metodologia de Trabalho

 

O projeto será realizado mediante reuniões semanais, em dias e horários definidos no calendário que será divulgado no início de cada semestre letivo. Em cada reunião, os projetos a serem discutidos serão definidos A PRIORI numa pauta a ser divulgada por e-mail a todos os participantes, de modo que todos possam trazer ideias e contribuições para serem apreciadas. Após a realização de cada reunião, será elaborada uma ata com o registro de todos os assuntos discutidos, a qual será disponibilizada para conhecimento de todo o grupo.

 

Como Participar do LDT

 

A participação nas reuniões do LDT fica restrita aos alunos e professores que desenvolvem algum projeto de pesquisa e extensão pela STRONG/ESAGS, incluindo aí os projetos de Iniciação Científica, e todos aqueles desenvolvidos pelos núcleos de extensão universitária da instituição, a saber: o Cento de Inteligência de Mercado (CIM), a Consultoria Estratégica de Negócios (CEN), o Centro de Apoio Didático (CAD), e o Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC).

Por outro lado, a presença nas reuniões é facultativa: mesmo que um aluno/professor esteja envolvido no desenvolvimento de algum projeto, não é necessário que ele participe obrigatoriamente de todos os encontros semanais (a participação pode ser esporádica, conforme se verifique a necessidade de discutir algum ponto importante de seus projetos). Deste modo, a participação no LDT não requer qualquer tipo de inscrição prévia: caso um professor ou aluno queira participar de alguma das reuniões do LDT, será solicitado apenas que enviem um e-mail (até um dia antes da data da reunião) informando o projeto que será discutido, para que ele seja incluído na pauta que será enviada a todos os participantes.

E necessário esclarecer ainda que não será concedida nenhuma espécie de remuneração ou bonificação pela participação no LDT (tanto para professores, quanto para alunos), de modo que qualquer iniciativa na organização e realização do programa terá um caráter voluntário.

 

Responsabilidade pelo Projeto:

 

Por ser uma iniciativa de parceria entre o CAD e o CIM, a organização e condução das atividades do Laboratório de Design Thinking ficam sob a responsabilidade dos coordenadores destes núcleos. A eles caberá a elaboração da pauta e da ata das reuniões a comunicação com os participantes do projeto, e a organização da infraestrutura necessária para a realização das atividades.

Aproveite para conhecer sobre o CAD acesse: esags.edu.br/cad