Sobre o CIM

O Centro de Inteligência de Mercado da Strong Business School (SBS) é uma atividade de extensão universitária, que tem por objetivo elaborar indicadores setoriais, a fim de assessorar e subsidiar o mercado com informações nos processos de tomada de decisão.  

O CIM é desenvolvido nas duas unidades da SBS (Santo André e Santos), adaptando-se às necessidades locais.

Objetivos

 

  • Desenvolver competências relacionadas a atividades de pesquisa entre alunos e professores.    

  • Facilitar o intercâmbio de conhecimento gerado entre a academia e o mercado.

  • Contribuir para o fomento de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na região.

  • Apoiar gestores públicos e privados em políticas de desenvolvimento socioeconômico.

 

Histórico do CIM

 

As atividades do CIM iniciaram-se em julho de 2016. Durante o 2º semestre daquele ano, o CIM contou com a iniciativa de vários alunos, de ciclos e cursos diferentes, com o objetivo de encontrar possíveis indicadores, a fim de subsidiar o mercado. Para isso, vários estudos foram desenvolvidos, tais como, “Valor Médio do Frete do Contêiner”, “Movimentação de Passageiros de Cruzeiros Marítimos na município de Santos”, "Caracterização do Mercado da Indústria Farmacêutica", entre outros.

 

Em 2017, novos estudos surgiram. No 1º semestre, alunos do 1º ciclo da SBS propuseram analisar a “Precificação Futura do Valor do Açúcar”, como também, acompanhar mensalmente a movimentação do café no Porto de Santos, em TEUs. No 2º semestre, surgiram ainda mais dois estudos. O primeiro tratou da “Medição da Profundidade do Estuário do Porto com o Calado Operacional dos Navios” e, o segundo, do “Acompanhamento Sistemático de Tributos Retidos na Baixada Santista, por produto importado”. 

Entre os anos de 2018 e 2019, com base nos estudos desenvolvidos, o CIM passou por uma fase de consolidação dos seus primeiros indicadores, tendo como ênfase as atividades portuárias. Nesse sentido, estabelecemos o IVA, o MTP, bem como, o acompanhamento das operações dos principais portos brasileiros. Ainda assim, além de desenvolver indicadores sobre atividades portuárias, o CIM também buscou indicadores que pudessem subsidiar outras áreas, sendo o Índice de Performance em Gestão e o Índice Econômico Nutricional. 

Em 2020 percebeu-se a necessidade de reunir todos os indicadores sobre atividades portuárias produzidos pelo Centro em um único local. Para isso, foi lançado o PortAW - Port Activity Window (Observatório de Produtividade Portuária), cujo objetivo é criar um ambiente específico de estudo sobre as atividades portuárias no mundo.  

Por fim, o CIM vem trabalhando sistematicamente no aperfeiçoamento de todos os seus indicadores, sempre investindo na capacitação dos alunos-trainees, principalmente no que tange a pesquisa e a inovação tecnológica.  

Aproximação com o mercado

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A metodologia aplicada para a formulação dos nossos indicadores segue várias etapas. Inicialmente, sob a orientação de professores e técnicos do setor estudado, são promovidas sessões de brainstorming. Após esta etapa e com a definição do indicador, ocorre a aproximação efetiva com os players do mercado. Essa aproximação é feita por meio de:

  • Visitas técnicas – são realizadas por alunos e professores a empresas atuantes no mercado em estudo;

  • Workshops – são realizados por profissionais do mercado na unidade do CIM, em Santos;

  • Mesas redondas – são organizadas pela coordenação do CIM, reunindo agente(s) do mercado, além de alunos, professores e consultores da área.

Por fim, toda validação dos indicadores gerados pelo CIM acontece junto ao mercado. Isto é fundamental para a credibilidade e utilização de cada indicador gerado no âmbito do projeto.